Alfabetização em Ação

PROJETO ALFABETIZAÇÃO EM AÇÃO  tem como objetivo principal alfabetizar crianças, jovens e adultos que, por motivos diversos, não participaram deste processo. Partindo do princípio de que todos devem se apropriar do conhecimento da língua escrita se realiza esse processo educacional, que se volta para a inclusão dos sujeitos de faixa etária apropriada ao ensino fundamental e adultos que já passaram desta fase. Com o processo de alfabetização e seus resultados, o projeto visa garantir melhores condições de vida e convívio social, estimulando a autoestima e o exercício da cidadania de maneira crítica e criativa. Assim, o participante consegue sair do quadro de marginalização e se reconhece como cidadão, sendo capaz de atuar ativamente na sociedade em que está inserido. Além disso, propiciamos reforço escolar quando o aluno apresenta grande dificuldade no processo de aprendizagem. 

Nossa metodologia de ensino está embasada na proposta de educação de Paulo Freire: entendemos que é na relação com o aluno que nós, professores, crescemos simultaneamente. O conteúdo deve ser transmitido de uma forma simples, mas não simplista. Os temas abordados em aula estão sempre inseridos no convívio desta realidade local, o que facilita o aprendizado e a absorção do conteúdo.

Trabalhamos com 30 alunos distribuídos em quatro turmas, sendo três delas destinadas a crianças e adolescentes, que são organizados de acordo com o nível de conhecimento, bem como a faixa etária. A última turma é destinada aos adultos.

Interagimos com três perfis de alunos: analfabetos, analfabetos funcionais (que apenas copiam mas não sabem o que estão escrevendo, não decodificam) e alunos com dificuldade em acompanhar o andamento das aulas nas suas próprias escolas.


JUSTIFICATIVA SOCIAL DO PROJETO  

O Rio de Janeiro é um dos estados brasileiros que possui um enorme contingente de pessoas analfabetas, em especial, os moradores de favelas. Uma variável social de grande importância é com relação ao nível de educação. Enquanto que a maioria dos cariocas (33,34%) tem de 8 a 11 anos de estudo, na Rocinha, o grupo mais numeroso, (31,75%) possui em torno de 4 a 7 anos de estudo. Pesquisas comprovam que existe uma forte ligação existente entre a miséria e a baixa educação.


A situação de analfabetismo no Brasil ainda é grave e requer parcerias que busquem efetivamente a realização de trabalhos que evidenciem possibilidades concretas em direção à redução dos altos índices de analfabetismo que assolam o país.

O diferencial do Projeto Alfabetização em Ação é que cada aluno é visto com um ser único - com suas particularidades, dificuldades, vivências e histórias. Procuramos entender e atender cada um, para que dessa forma possam se desenvolver além da escrita e da leitura, transmitindo uma visão mais ampla da realidade que os cerca.


Este é um projeto que, enquanto estiver em atividade, terá turmas e listas de espera cheias, pois nem todos tem acesso à escola e muitos adultos querem aprender, além de alunos com extrema dificuldade de aprendizagem. Até porque nosso ensino público é extremamente precário e defasado. Não é raro nos depararmos com crianças que são passadas automaticamente para série seguinte, sem terem adquirido o conhecimento.


Veja o vídeo de apresentação do Projeto:




♥ ALFABETIZAÇÃO EM AÇÃO ♥
Turma do Projeto Alfabetização em Ação 2012, montando o alfabetário




Um comentário:

  1. É isso aí Chefia! Somos duas andorinhas fazendo com que o verão venha aquecer e irradiar luz no futuro desta garotada. A primavera já está chegando, não demora muito chegaremos lá!!

    Está sendo incrivel nossa experiência!

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