Associação Amigos da Vida


QUEM SOMOS

A Associação Amigos da Vida foi criada com o principal objetivo de oferecer às crianças e jovens da favela oportunidades educativas para transformar os potenciais em competências para vida, através do desenvolvimento de metodologias que façam da cidadania um meio de aprendizado, que permitam as crianças e jovens se tornarem agentes e destinatários de transformações sociais.

Fundada em 2004 por pessoas de diferentes etnias e situada até os dias de hoje na favela da Rocinha, a Amigos da Vida segue suas atividades voltadas para seus projetos ligados à área da educação. Estes projetos atendem a diferentes faixas etárias e procuram suprir uma série de demandas particulares do contexto social no qual os participantes estão inseridos.

É importante destacar que, desde nossa fundação, a associação italiana IlSorriso Dei Miei Bimbi, composta por voluntários, vem arrecadando fundos para apoiar, em cooperação internacional, nossos projetos educativos.

Em contraste com uma difícil realidade e com poucas perspectivas, a educação possibilita uma vida mais digna para esta população excluída e funciona como um veículo de libertação. Através da educação, a instituição trabalha fazendo a interface com as áreas da cultura e do esporte construindo, assim, oportunidades para uma vida melhor, longe da degradação, da delinquência e do tráfico de drogas.


ONDE ESTAMOS

Localizada no Rio de Janeiro, a Rocinha tem em torno de 90.000 habitantes, segundo dados do IBGE. Ela está situada no Morro Dois Irmãos, que separa os bairros de São Conrado e Gávea.


Rocinha      

Na favela, infelizmente há uma das condições que mais ameaçam a saúde biopsicossocial da coletividade: a violência. Na Rocinha, a exemplo de outras áreas conflagradas da cidade, a violência social alcança dimensões alarmantes.

A complexa realidade da Rocinha espelha bem os problemas históricos do desenvolvimento urbano brasileiro, caracterizado por profundas desigualdades sociais, que tendem fortemente a manter na invisibilidade os direitos e as necessidades básicas das crianças e dos adolescentes que pertencem às comunidades pobres deste país.

Apesar de algumas políticas públicas recentes, direcionadas às áreas da saúde, da segurança e da habitação, os moradores da Rocinha carecem de muitos serviços básicos. As escolas, por exemplo, ainda não têm estrutura educacional capaz de passar um ensino de qualidade para a geração que se encontra em idade escolar. No campo da educação, pouco se fez em termos de políticas públicas e as escolas das redes municipal e estadual, infelizmente, não são suficientes para garantir um futuro digno a essas crianças e jovens.

O trabalho de educação e assistência infantil destina-se a adquirir conhecimentos e transmitir a importância do estudo e da relação positiva com a escola obrigatória. Nosso trabalho tem como foco promover o desenvolvimento físico, motor, psicológico, emocional, intelectual e social dos alunos atendidos pela instituição. Procuramos integrar as famílias às atividades escolares, proporcionando uma maior interação entre o núcleo familiar e a instituição de ensino e, consequentemente, um acompanhamento mais eficaz de cada caso.

O QUE FAZEMOS


Um dos principais projetos da Associação Amigos da Vida é a Escolinha Saci Sabe-Tudo, que atende uma centena de crianças de 2 a 6 anos - cerca de metade delas são acolhidas sem qualquer custo, através da rede de doações. A garantia de assistência através de bolsas de estudo acompanha a educação e a formação das crianças do início da vida até a idade escolar - em muitos casos, as crianças ingressam na escola alfabetizadas e preparadas para atividades interdisciplinares, como esporte e arte.

Creche-Escolinha Saci Sabe-Tudo


É dentro desta realidade social que, há mais quatro anos, a Casa Jovem abarca três projetos concebidos e apoiados pela Associação Amigos da Vida, sendo eles: Projeto Jovem, Projeto Alfabetização em Ação e Projeto Bahia, que vêm atuando na área da educação na Rocinha.


Projeto Bahia (Igor, Felipe e Fabiano com Barbara Pascali)

O Projeto Bahia desenvolve suas atividades há cinco anos, em Arraial D’Ajuda - um pequeno vilarejo colonial na Bahia com intensa movimentação turística. Concebido com a finalidade de oferecer a oportunidade de primeiro emprego a adolescentes procedentes da Rocinha, o projeto realiza um intercâmbio cultural fazendo com que o jovem participante possa entrar em contato com outra realidade social, contribuindo, assim, para o seu enriquecimento humano.

E não acaba por aí: o mais recente projeto da Associação, a Garagem das Letras, está em fase de captação de recursos para a reforma de uma garagem na Rocinha em um café literário. Concebido como um espaço eclético e dinâmico – não só de cultura, mas de acolhimento e descanso da problemática realidade externa, promovendo encontros e diálogos.

Na Rocinha, a missão da Associação Amigos da Vida e da Il Sorriso dei Miei Bimbi Onlus é trabalhar e crescer junto com os meninos a partir da idade mais fértil e receptiva, compartilhando conhecimento e experiências, tornando-os sujeitos participativos, conscientes de sua identidade e de seus direitos e deveres dentro da sociedade. A visão da comunidade articula-se em torno de três valores constituintes da educação: a cultura como o único meio de romper o círculo vicioso da desinformação e da violência típica das favelas, o amor como um recurso espontâneo que sentimos para nossos protegidos, a liberdade como respeito profundo por cada indivíduo, tão precioso e único em sua essência.

Um comentário:

  1. I'm sorry my portuguese is poor so I must write in english. This is a great program you have, are there any internships or volunteer opportunities for the summer? I am doing an action-project on real life situation and the culture in Brazil is one of my passion. I was hoping to be able to learn more in the favelas.
    Obrigada

    ResponderExcluir